Expectativa x Realidade: como lidar com os planos frustrados por causa da pandemia?

C

Começamos 2020 com foco em grandes exames muito aguardados por nossos alunos, entre eles o Encceja Nacional, que certifica os participantes no Ensino Fundamental e Médio, e a prova de conhecimentos do concurso público para Soldado Policial Militar e de Soldado Bombeiro Militar da Polícia Militar, entre outros concursos públicos. 

Planejamos, elaboramos o material didático e começamos as matrículas de nossos alunos para os respectivos cursos preparatórios, então em março daquele ano veio a pandemia de covid-19 e com algumas turmas já com aulas em andamento e algumas do semiextensivo ainda por serem formadas, nossos planos para o ano precisaram ser alterados para o que até então, seria algo provisório, as aulas à distância. 

Mas até aquele momento ainda se acreditava que as datas das provas seriam mantidas para o mesmo ano, até que começaram os adiamentos, sendo que até o presente momento nenhuma das provas foi realizada. O Encceja 2020 atualmente está confirmado para 29/08/2021 e a Prova de Conhecimentos do concurso para soldado militar para 13/06/2021. 

É impossível não sentir a frustração dos nossos alunos que estão há meses, alguns já completaram mais de um ano desde que se matricularam no curso, se preparando para provas que representam não só um certificado, mas uma grande mudança em suas vidas. 

São muitos projetos e sonhos adiados para que apenas venhamos aqui e digamos apenas as famosas frases de motivação “seja produtivo”, “transforme os dias em casa em oportunidades para estudar e se preparar mais para as provas”, e tantas outras. Acreditamos que sejam mensagens válidas, mas há momentos em que também devemos nos dar a oportunidade de elaborar esse sentimento de frustração para podermos lidar melhor com ele. 

Cuidado com a sensação de impotência em momentos difíceis 

A solução para um possível problema causado pelos adiamentos não está em suas mãos, e isso é um fato. Não é nada agradável chegar a essa conclusão, mas é importante que você tenha isso muito claro, pois se desesperar não vai trazer nada de positivo para sua vida, apenas mais sofrimento, além do já causado pelo adiamento dos planos. 

Nossa principal dica para você que ainda se sente impotente é evitar fazer coisas como compensação que podem trazer mais prejuízos que benefícios.

Muitos concurseiros podem sentir a tentação de parar de estudar totalmente para a prova de conhecimentos e de se preparar para as provas físicas por acharem que investir o tempo em outra coisa pode ser mais vantajoso agora. 

Mas será que lá na frente o arrependimento e a dificuldade de retomar a preparação não serão maiores? É preciso acreditar numa possibilidade de futuro e se seu sonho é ser aprovado . 

Busque alternativas 

Nossa vida é repleta de experiências que não saíram exatamente como o planejado. No caso do Encceja, por exemplo, alunos de algumas unidades foram direcionados para provas regionais e já estão com o certificado em mãos ou com a prova prestes a acontecer. Uma alternativa para aquele problema foi encontrada, quando inicialmente parecia não haver solução. 

Mesmo que o recurso não seja exatamente algo acessível como uma prova regional, diferente do Encceja que acontece em todos os estados, você pode buscar alternativas que também irão agregar no seu currículo. 

Não queremos usar o clichê “seja produtivo” aqui também, mas fazer cursos livres, por exemplo, também podem melhorar seu currículo para oportunidades durante esse período e após você conseguir obter o certificado de Ensino Fundamental ou Médio. 

Continue estudando para a obter o certificado de conclusão dos estudos ou para seus outros objetivos, mas depois de tanto tempo estudando, você pode dividir seu tempo e direcionar parte dele para outro objeto de estudo por um tempo. Refazer planos frustrados não é nenhum demérito, especialmente quando seguir com o plano original não é uma possibilidade, como a situação que vivemos nesse momento.

Por isso, até que a situação se normalize, e ela vai, nós do Curso Evidente seguimos aqui para te dar apoio na preparação para os seus planos futuros. Persista! 

 

Siga-nos nas redes sociais. 

Instagram

Facebook

 


Outros destaques