Chegou a hora da REVISÃO

A

A revisão é uma etapa dos estudos que pode ser feita em dois momentos distintos, primeiro gradualmente ao longo dos meses de preparação, inclusive como parte de algumas técnicas de estudos, e a que mais amedronta, a que acontece às vésperas das provas. 

Exames extensos como o Encceja, Enem e concursos públicos que cobram uma grande quantidade de conteúdos demandam que os participantes se organizem para dar conta de estudar tanta matéria se querem atingir obter bons resultados. 

Mas não precisa se desesperar! O mais importante você já deve ter feito se chegou até aqui, que é estudar e estar por dentro dos conteúdos que serão cobrados na prova. 

Leia também: Encceja 2020: o que estudar?

Conheça suas deficiências 

O reforço dos conteúdos por meio da revisão é uma tarefa que deve ser feita para se lembrar o que foi estudado e reforçar a memorização do que foi aprendido. Portanto, dê prioridade aos conteúdos com os quais você não se sente muito confiante caso sejam abordados na prova. 

Adeptos de técnicas de estudo como o Sistema Leitner tem muita vantagem nisso, pois o método se baseia justamente em focar por mais tempo em temas que precisam de reforço. 

Confira: Sistema Leitner – Faça isso para estudar melhor

Organização 

Definidos quais são as matérias que precisam ser revisadas, crie um cronograma de revisão para definir quanto tempo você irá dedicar a cada tema de acordo com a sua necessidade. Estabelecer metas curtas é o mais indicado nesse período. 

A cada etapa de revisão concluída você deve marcar os conteúdos que podem ser considerados bem revisados e aqueles que devem ser retomados posteriormente. 

Faça exercícios

Os exercícios são uma excelente forma de relembrar as matérias que você estudou e de se familiarizar com o modelo da prova que vai prestar.  

O mais indicado é que as questões sejam tiradas de provas anteriores do mesmo exame. Isso porque as provas costumam ter um estilo e você deve conhecer o tipo de prova que vai fazer, algumas focam mais em interpretação de texto, enquanto outras priorizam memorização.  

Praticar fazer provas inteiras ou responder questões por matéria também vão te ajudar a verificar se os conteúdos classificados como seus pontos fracos e fortes realmente foram identificados corretamente. 

Leitura

É impossível falar de revisão sem falar em leitura, afinal de contas as questões são baseadas em teoria de conteúdos muitas vezes textuais. Enquanto a primeira leitura de um texto é feita para pegar a visão geral sobre um tema, na leitura durante a revisão você deve focar nas marcações, resumos e na identificação dos pontos principais acerca do tema estudado. 

Ferramentas de revisão

Resumos, mapas mentais, esquemas, fichas de estudo, cartões de memorização e outros materiais produzidos durante os estudos dos conteúdos podem e devem ser empregados durante a revisão.

É muito provável que durante a revisão você produza novos materiais, com grandes chances de serem mais bem resumidos, e isso faz parte do processo de revisão, não se desespere achando que está acumulando conteúdo, pois com ferramentas de resumo utilizadas durante a revisão é esperado que isso aconteça. 

 

Preparados para as provas que vem aí? O Curso Evidente oferece cursos preparatórios desenvolvidos especificamente para cada exame, sempre trazendo materiais atualizados e metodologia adequada para cada tipo de prova. 

Quer saber mais sobre nossos cursos? Fale conosco, clique aqui


Outros destaques