Aprenda a lidar com a frustração durante os estudos

T

Tomar a decisão de concluir os estudos é um importante passo para quem busca novas oportunidades como melhores empregos, ingressar no ensino superior ou ainda uma colocação na iniciativa pública. No entanto, nem sempre os planos saem de acordo com a expectativa e tropeços no caminho podem levar a desmotivação se você não souber enfrentar as frustrações. 

A sensação de fracasso nesses momentos pode levar a abandonar tudo de vez, mas esse certamente não é o caminho para seguir com seus planos. Aprenda a lidar com alguns tropeços com as dicas a seguir. 

Não se culpe quando se sentir frustrado

Estamos sujeitos a frustração em diversos aspectos das nossas vidas e em níveis suportáveis esse sentimento pode trazer coisas positivas, como por exemplo, valorizarmos mais as vitórias e o desenvolvimento da habilidade de adiar recompensas. 

Apesar de a capacidade de lidar com frustrações ser melhor desenvolvida ainda na infância, caso não tenha sido dessa forma, você deve trabalhar isso agora, pois você vai precisar dessa capacidade para se dedicar em busca de seus objetivos e no convívio da vida em sociedade. 

Tenha planos de estudos claros e bem definidos

A frustração causada pela impressão de não estar dando conta do conteúdo a ser estudado pode ser uma percepção decorrente da falta de organização.

Ter um plano de estudos com os conteúdos distribuídos em um cronograma de acordo com a sua disponibilidade de tempo é uma forma de evitar a dispersão e a procrastinação. Com o plano de estudos no papel ou na versão digital, fica muito mais fácil se organizar sobre o que estudar e acompanhar seu progresso. 

Não se apegue tanto 

Não conseguir seu objetivo nas primeiras tentativas é bastante comum e ainda mais comum é a falta de empolgação que pode vir após perceber que o resultado não foi o esperado e a aprovação não veio.

A reprovação é algo que faz parte da trajetória de um estudante, no entanto, você deve se lembrar que se aquele concurso para o qual você estava estudando não deu certo, outro pode dar, se a aprovação no Encceja não foi possível, existem outros exames supletivos que você pode tentar, e assim por diante. 

Trace novos planos se o primeiro falhar, novas oportunidades podem ser ainda melhores que aquela que você visualizou inicialmente. Só não perca o foco no objetivo principal. 

Identifique e aprenda com seus erros 

Quando o resultado daquela prova para a qual você estudou tanto não for o esperado, reflita sobre seus erros. Seguir o mesmo curso pode trazer o mesmo resultado negativo. 

Às vezes você até sabia o conteúdo, mas não soube interpretar bem as questões, logo o mais indicado é que se dedique em estudar mais interpretação de texto. Se o problema for emocional, busque maneiras de treinar essa habilidade, podendo até ser necessário buscar ajuda de um profissional. 

Erros cometidos podem servir como um guia para identificar suas carências e para a próxima rodada de estudos. 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com mais pessoas que estão estudando e enfrentando dificuldades. 

Para mais dicas, siga-nos nas redes sociais. 

 


Outros destaques