ENCCEJA 2020: Como fazer sua Inscrição no Encceja 2020 Passo a Passo

O

O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos edição 2020 está com inscrições abertas! 

Está chegando a hora de colocar seus conhecimentos a prova e finalmente conquistar o certificado de conclusão dos estudos do Ensinos Fundamental ou Médio por meio do Encceja 2020. A prova está prevista para 25/04/2021, mas até chegar o dia do exame existem várias etapas que devem ser cumpridas, sendo a principal delas, a da inscrição.

A seguir, confira o passo a passo para fazer sua inscrição no Encceja de forma correta. 

Inscrições Encceja Passo a Passo

Passo 1: período de inscrições

As inscrições para o Encceja 2020 estão abertas a partir de hoje, 11 de janeiro às 10h até às 23h59 do dia 22 de janeiro de 2021 (horário de Brasília-DF). 

Passo 2: cadastro

O cadastro deve ser feito exclusivamente através de formulário na internet, disponível no site do INEP na Página do Participante através do endereço <enccejanacional.inep.gov.br/encceja>. Clique no botão <Inscrição 2020> para acessar a tela inicial. 

O sistema é bastante intuitivo, e após a tela inicial, uma tela com mais dados pessoais a serem preenchidos irá aparecer. Informe os dados solicitados corretamente para não ter problemas posteriormente. 

Aviso: durante o período de inscrições é possível que sites maliciosos enviem spam para captar os dados de candidatos. Faça seu cadastro apenas no site informado pelo INEP. 

Passo 3: atendimento especializado e/ou tratamento pelo Nome Social

O próximo passo é informar se você vai precisar de Atendimento Especializado e/ou tratamento pelo Nome Social. As condições para concessão de atendimento especializado estão no tópico 4. Dos Atendimentos, no Edital do exame. 

O prazo para solicitação do atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social é entre os dias 11 e 22 de janeiro, mesmo das inscrições. Caso o pedido seja negado, cabe recurso que deve ser solicitado entre os dias 1 e 5 de fevereiro. 

Passo 4: dados sobre a prova

A próxima tela de inscrição vai te direcionar para a escolha do nível (Fundamental ou Médio) e disciplinas para o qual deseja certificação, local de prova (cidade e estado aonde deseja prestar o exame), e a instituição certificadora (Secretarias Estaduais de Educação ou Institutos Federais que firmaram Termo de Adesão ao Encceja).

É válido ressaltar que a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência NÃO são emitidas pelo Curso Evidente, mas sim pela instituição certificadora escolhida pelo aluno no ato da inscrição para o Encceja 2020.  

Passo 5: questionário socioeconômico 

Responda ao questionário socioeconômico que aparece na próxima etapa. 

Passo 6: senha 

Crie uma senha pessoal. É importante criar uma senha de fácil memorização, afinal de contas você vai precisar desse dado para acessar a Página do Participante em diversas etapas, inclusive para checar os resultados do exame. 

Passo 7: última etapa 

Agora o sistema irá solicitar que você preencha os dados de contato, telefone e e-mail. 

Pronto! Sua inscrição no Encceja 2020 está completa. 

Confirmação e Cartão de confirmação de Inscrição

A confirmação de inscrição é enviada aos candidatos que preencherem corretamente o formulário e que não tenham nenhuma pendência com o INEP. Por exemplo, se você faltou ao exame de 2019 e não justificou sua ausência no período indicado no edital (de 14/12 a 20/12/2020), sua inscrição não será possível. 

Após a inscrição validada você já pode emitir o Cartão de Confirmação de Inscrição Encceja 2020. Nele você irá encontrar dados como: 

Data da prova;

Local de prova;

Sala de prova;

Informações sobre seu cadastro;

Qual nível e provas está inscrito, etc.

Este cartão pode ser impresso e servir como seu guia e checklist no dia do exame, por isso, recomendamos que você providencie a impressão nas semanas que antecedem a prova.

 

Inscrição realizada com sucesso? E como estão os estudos de preparação para a prova? Nossas turmas já estão a todo vapor, mas ainda temos algumas vagas para as turmas de 3 meses de preparatório. 

Vamos juntos? Clique aqui e junte-se ao time campeão em aprovação no Encceja. Venha ser aluno Evidente!

 


Outros destaques