5 Dicas para você começar o ano motivado nos estudos

O

O ano novo começou e apesar de um 2020 atípico, 2021 vem cheio de novas esperanças e expectativas, e se você está por aqui provavelmente é porque uma delas é conquistar o diploma do Ensino Fundamental ou Médio.  

Então nada melhor que aproveitar esse comecinho de ano, quando estamos com as energias renovadas para novos projetos, para encontrar elementos que te ajudem a se manter motivado no caminho para a aprovação. 

1. Sua motivação é só sua 

Por mais que existam fatores externos que façam parte daquilo que te move, assim como motivos que podem te desanimar, seus objetivos, prioridades e necessidades são únicos, e inclusive podem mudar nos meses que antecedem a prova. 

Por isso, algumas das dicas que vamos dar aqui podem funcionar para você e não funcionar para outro candidato e vice-versa. 

2. Tenha objetivos claros 

Antes de se matricular no cursinho ou de fazer a inscrição para a prova de conclusão dos estudos, se faça a seguinte pergunta: Qual é o sentido para eu estar buscado o diploma do Ensino Fundamental ou Médio? É primordial saber se esse objetivo é por satisfação pessoal, para ter melhores chances no mercado de trabalho ou outro motivo pessoal ou externo. 

Ter o foco no objetivo é a principal motivação para não desistir dos estudos, mesmo que você enfrente adversidades no caminho. 

3. Estabeleça metas realistas

Todo grande plano precisa ser dividido em pequenas etapas para ser completado. A conclusão de cada etapa vai te ajudar a se manter motivado, pois muitas vezes a desistência vem em decorrência de tropeços no caminho ou de um plano que não está de acordo com a sua realidade.

Estabeleça metas de estudo realistas, por exemplo, quantos exercícios vai conseguir resolver por dia, leituras em um mês ou quantas horas por dia consegue dedicar somente para revisão. 

4. Comemore suas vitórias 

Este tópico se relaciona ao anterior. Comemore desde as pequenas as grandes vitórias que conquistar e se esforce para não focar em pensamentos negativos. Cumprindo ou não toda a sua rotina de estudos, todo o conteúdo aprendido vai te levar para um pouco mais perto do certificado do Ensino Fundamental ou Médio. 

Cada lista de exercícios, simulado, conteúdo novo aprendido deve ser celebrado, pois é uma etapa a mais que você cumpriu, e que poderia ter ficado sem ser completada. 

5. Mantenha uma rotina saudável 

Com relação ao tempo, se você tem apenas 4 horas livres por dia, não é realista ou saudável que você as dedique integralmente aos estudos, pois lazer e descanso também são importantes para o corpo e a mente. 

Se permita assistir um episódio daquela série que gosta tanto, jogar por alguns minutos, praticar exercícios, prática que inclusive pode te ajudar a melhorar seu desempenho nos estudos, e outras atividades que você goste de fazer por prazer. 

E não se esqueça de se alimentar e dormir bem. 

 

É preciso coragem para voltar a estudar tantos anos após ter saído da escola e ainda mais para enfrentar seus medos de falhar na prova, por isso, tenha confiança e não desanime até a data da prova. 

Bons estudos! 

Venha conhecer o método de ensino Evidente, clique aqui e saiba mais. 


Outros destaques