Atualidades: entenda a diferença entre pandemia, epidemia, surto e endemia

Atualidades: entenda a diferença entre pandemia, epidemia, surto e endemia

J

Já falamos aqui no blog Evidente sobre a importância do estudo de Atualidades e o quanto estar atento aos acontecimentos atuais é fundamental para mandar bem nas provas de redação e em muitas das questões objetivas. 

Atualizar-se também é importante para enriquecer nosso senso crítico e vocabulário. Certas palavras usadas erroneamente podem dar um sentido completamente diferente ao que se está tentando dizer, suavizando ou agravando um acontecimento, por exemplo, como é o caso dos termos como epidemia, pandemia, endemia e surto, que podem ser confundidos quando o assunto é o alcance de doenças, como a pandemia de COVID-19 pela qual estamos passando no momento. 

Vamos começar? 

Pandemia

O novo coronavírus passou a ser classificado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma doença pandêmica apenas em março de 2020, quando mais de 100 mil casos, em mais de 100 países e territórios, foram confirmados. Isso porque para que a organização declare a Epidemia de uma doença, a mesma deve ter se espalhado por pelo menos três continentes com transmissão ativa. Em se tratando de doenças infecciosas é o pior cenário possível de ser controlado e requer medidas mais extremas de contenção.

Epidemia

Já em casos de Epidemias, a classificação é aplicada quando há um crescimento inesperado no número de casos de uma doença em uma região, podendo a nomenclatura ser aplicada desde situações em que há casos em vários bairros de uma cidade até a ocorrência em vários estados ou mesmo países simultaneamente, independentemente do número de casos. É o que acontece frequentemente com os casos de dengue no país. 

Surto

Utilizado quando há um crescimento no número de casos de uma determinada doença restrita a uma região ou local específico de forma inesperada e em menor escala. É o caso de surtos de gripe em casas de repouso de idosos, de catapora em uma escola e dengue em um bairro de uma cidade.  

Endemia 

A frequência com que uma doença é registrada em determinadas regiões é o que a classifica como endêmica, podendo apresentar um número variado de casos e ser sazonal. São as situações de doenças em que as pessoas estão tão habituadas que comumente dizem ser típicas de determinada região. Como acontece com a febre amarela e a malária no Norte do país, por exemplo. 

Dica de estudo:

Quais termos em voga no momento te confundem? Liste-os, pesquise seus significados e procure escrever textos utilizando essas palavras, podem ser em redações ou até mesmo em mensagens e posts em suas redes sociais. Utilizar certos termos em nosso dia a dia, facilita que absorvamos com mais facilidade seu sentido. 

 

O Curso Evidente continua com a preparação para o Encceja, Enem e concursos públicos. Saiba como se juntar ao time campeão em aprovações aqui

 


Outros destaques