Pais e filhos estudando em casa: a importância do apoio familiar

Pais e filhos estudando em casa: a importância do apoio familiar

P

Pais e filhos estudando em casa e a importância do apoio familiar

Em tempos em que termos como isolamento, quarentena e lockdown passaram a ser frequentes em conversas familiares em decorrência da pandemia de coronavírus, uma de suas principais consequências dessas medidas é também uma das principais preocupações de pais e filhos. Como ficam os estudos?

A pandemia levou ao fechamento de escolas em todo o Brasil, e com isso, mais de 47 milhões de estudantes dos ensinos infantil, fundamental e médio ficaram sem aulas presenciais e ainda tiveram as férias antecipadas, sem previsão de quando as aulas serão retomadas.

Durante esse período algumas medidas como aulas online e na tv aberta e exercícios e lições para os estudantes fazerem em casa foram adotadas, mas sem o suporte diário da escola, muitos alunos e seus pais vêm enfrentando dificuldades para se adaptar a essa nova realidade do ensino à distância.

E o que dizer dos pais que também estão se preparando para provas de conclusão dos estudos, Enem e concursos públicos? A dificuldade é ainda maior, não é verdade?

Como pais e filhos podem se apoiar durante esse período

Estudar com os filhos é uma excelente forma de estreitar os laços familiares e acompanhar o nível de desenvolvimento deles e, neste caso, os seus também. Que tal montar um cronograma de estudos que encaixe os temas que devem ser estudados por ambos para que essas horas de estudo sejam feitas em conjunto? Um pode ajudar o outro com suas dúvidas e revisar os conteúdos aprendidos.

O cronograma deve incluir a descrição do que deve ser estudado durante as horas de estudo dirigido, incluindo leitura e os momentos de pausa e execução de atividades de lazer e afazeres domésticos, pois as brincadeiras de criança também fazem parte do processo de aprendizagem.

Os familiares que não estiverem estudando também podem ajudar em alguns momentos, não só respeitando o espaço de estudo se possível, como também ajudando na resolução de dúvidas quando for o momento adequado.

Entre nossos alunos, muitos são pais ou mães, que além de acompanharem seus filhos em suas atividades escolares, que deixaram de ser a simples lição de casa, também estudam e precisam trabalhar, tornando a jornada diária bem mais intensa.

No entanto, os pais devem se lembrar que mesmo em momentos como o que estamos vivendo, em que a educação é integralmente feita em casa, o seu papel continua o mesmo, o de apoiador dos filhos, e não o de professor. Tendo isso bem esclarecido, o desafio fica mais fácil de ser enfrentado. 

A importância da educação dos pais

A educação pedagógica sempre foi muito além da sala de aula, com a participação dos pais representando um grande diferencial no progresso dos filhos no ambiente escolar e até mesmo no seu interesse pelos estudos.

Além disso, o nível de educação influencia diretamente em diversos aspectos da vida de uma pessoa e da sociedade, tais como, empregabilidade, aumento da renda, redução da criminalidade e desigualdade social, além de proporcionar melhorias na saúde física e mental.

Estudos apontam que a educação dos pais proporciona um impacto maior sobre a aprendizagem dos filhos até maior que o nível educacional de seus professores. Basicamente, ensinar pelo exemplo.

Por isso, não desanime dos estudos nesse período em que está estudando em casa com seus filhos. Persistir em concluir os estudos, conquistar a vaga no tão sonhado concurso público ou na universidade também é uma forma de apoiar seus filhos durante esse momento.

Saiba como se preparar com o Curso Evidente. Clique aqui

 

Fontes:

Veja: bit.ly/2BbgpOB

Omo: bit.ly/3et1JZw

O Globo: glo.bo/3d7Sopr

Desafios da Educação: bit.ly/2ZM3HQn

 


Outros destaques