Foco nos estudos: sons que podem te ajudar a se concentrar ao estudar em casa!

Foco nos estudos: sons que podem te ajudar a se concentrar ao estudar em casa!

O

O espaço utilizado para os estudos em casa faz diferença não apenas na concentração e na assimilação dos conteúdos, mas também no desempenho durante as provas. Mas como se concentrar estudando no ambiente domiciliar?

Produtividade e foco no ambiente doméstico

Temos duas situações extremas que podem ser prejudiciais aos estudos em casa. A primeira é estudar em ambientes muito silenciosos ou com fones de ouvido que isolam ruídos externos. Quem estuda em ambientes totalmente silenciosos, pode ter dificuldades na hora de fazer provas, pois quaisquer barulhos inesperados podem facilmente causar desconcentração e perda do fio da meada. 

Por outro lado, conversas entre os familiares, portas abrindo e fechando, telefone tocando, tv ligada, pessoas andando pelo ambiente, e até o carro do ovo passando, podem ser distrações que podem atrapalhar o estudante.

Portanto, o objetivo é encontrar sons que auxiliem a manter o foco nos estudos quando se estuda em casa ao mesmo tempo em que prepara o estudante para não se distrair tão facilmente durante provas. É por isso que especialistas de diversas áreas indicam estudar com algum tipo de ruído constante, como músicas ou sons específicos, como ruídos do tipo branco, rosa ou marrom. 

No caso de músicas, sons instrumentais ou com vocais podem ser adicionadas a playslist, pois cada estilo afeta as pessoas de forma diferente. No entanto, especialistas sugerem que o uso de música instrumental é o mais indicado para evitar que o cérebro seja sobrecarregado de informações. Teste escutar diferentes estilos de música em diferentes volumes e encontre a que mais favorece a sua concentração nos estudos. 

Ruído Branco

O ruído branco é um dos mais populares quando o assunto é se livrar de distrações, funcionando como uma parede que bloqueia outros sons, e é obtido através da combinação de diferentes frequências que oscilam entre si, como o som o som da estática da tv ou rádio, mas também de sons da natureza, como da chuva. 

Ruído Rosa

Já os ruídos rosas combinam frequências altas e baixas, com o objetivo de relaxar a pessoa ao mesmo tempo em que pessoa consegue se manter alerta. Um som da natureza que ilustra bem o ruído rosa é o da chuva.

Ruído Marrom

Os ruídos marrons, atuam no relaxamento de pessoas agitadas através de sons profundos, como o barulho contínuo do ventilador ou ar-condicionado ligados. 

O objetivo desses tipos de ruído é cobrir outros sons que podem causar distrações que afetam os estudos, trabalho e até o sono.  Você pode encontrar aplicativos e sites de onde é possível escutar esse tipo de ruído gratuitamente, como o Spotify, SimplyNote, TMSoft, e outras plataformas. 

 

O Curso Evidente está aqui para te dar todo o suporte com Aulas Ao Vivo e material didático disponível online. Vem com a gente!

 

Fontes: 

Revista Exame: bit.ly/2Zuva9i

Jus Brasil: bit.ly/2ytOUi8

CanalTech: bit.ly/3bZ6RTk

BBC Brasil: bbc.in/2WXmfLT

Audium Brasil: bit.ly/2TxlZRt

 


Outros destaques