O que fazer após concluir o ensino médio?

O que fazer após concluir o ensino médio?

C

Concurso público X Iniciativa privada

Com as divulgações recentes dos tão aguardados concursos para soldado da PM e BM do Paraná, EBSERH, e muitos outros concursos de nível médio com provas previstas para 2020 em todo o Brasil, e um mercado de trabalho cada vez mais exigente com relação a qualificação profissional dos trabalhadores do setor privado, é o momento ideal para pensar em quais serão os próximos passos após concluir o ensino médio, independentemente de sua idade. 

Vantagens e desvantagens do serviço público

O aspecto salarial certamente é um dos maiores diferenciais, pois mesmo para cargos que exigem apenas o nível médio, a remuneração é muito acima daquela paga pelas empresas privadas, quando comparada aos anos iniciais da carreira. Levando em consideração que, em geral, para ocupar esses cargos não é preciso experiência, apenas a aprovação no concurso e cumprimento de outros requisitos do edital, uma grande diferença da iniciativa privada, onde a experiência prévia frequentemente é listada como um dos pré-requisitos mais importantes para o preenchimento das vagas disponíveis. 

A desvantagem, no entanto, é que mesmo que você estude e se aperfeiçoe, não existe um plano de carreira no funcionalismo, e apesar de um salário mais elevado inicialmente, no médio e no longo prazo, para ganhar mais e ascender profissionalmente, será necessário prestar um novo concurso para não ficar estagnado. 

A estabilidade na carreira, sem a possibilidade de demissão sem justa causa, uma vez que o funcionário público só pode ser demitido devido a irregularidades, e a aposentadoria com salário próximo ao que a pessoa já ganhava enquanto estava em atividade, são pontos que chamam muito a atenção. Devido ao servidor público possuir estabilidade de emprego, ele é considerado de baixo risco aos bancos, por isso, tem acesso a melhores taxas junto as instituições financeiras para conseguir empréstimos, financiamentos, e outros serviços bancários. 

Vantagens e desvantagens da iniciativa privada

Seja como funcionário de uma empresa ou como dono do próprio negócio, a iniciativa privada tem como um dos principais atrativos a possibilidade de crescimento profissional, seja dentro de uma mesma empresa ou buscando novas oportunidades no mercado, de forma mais orgânica, através do esforço e da dedicação que a pessoa emprega no exercício de suas atividades e no seu aperfeiçoamento profissional, além de maiores chances de criar uma rede de contatos que possam te ajudar a criar novas oportunidades de trabalho. 

O maior desafio neste caso, especialmente para pessoas mais jovens sem suporte financeiro familiar ou que estejam em busca de recolocação no mercado de trabalho, é conseguir um emprego que seja capaz de financiar seu sustento e a continuidade nos estudos. Isso pode ser driblado através de cursos profissionalizantes, que geralmente são mais em conta, e podem dar um impulso na busca por vagas de emprego melhores. 

Com a experiência e a qualificação adquiridas é possível se candidatar a vagas que se encaixam mais no seu perfil e que ofereçam oportunidades melhores de ganho, com remuneração fixa mais alta e outros benefícios, como bolsas de estudos, planos de saúde, etc. Mas mesmo o funcionário mais dedicado e qualificado pode ser demitido a qualquer momento, por diversos motivos, e este é frequentemente um ponto que pesa muito na balança de muitas pessoas em comparação ao serviço público. 

Mas então, qual caminho seguir? 

São diversos os fatores que podem influenciar nessa decisão, e a maioria está relacionado a fase da vida em que cada um se encontra, pois dela partimos para aspectos como condições financeiras, objetivos de vida, situação familiar, disponibilidade de tempo para estudar, e outras razões que podem levar a um caminho ou ao outro. 

Seja na iniciativa privada ou no funcionalismo público, independentemente de qual for sua escolha, aproveite ao máximo os recursos disponíveis para tirar o melhor proveito de cada situação, e lembre-se que concluir o ensino médio é apenas o primeiro passo para conquistar seu sonhos, continue estudando e se preparando para as oportunidades que surgirem em sua trajetória. 

 


Outros destaques