Concurso PMPR e BMPR autorizados

Concurso PMPR e BMPR autorizados

C

Chegou a hora de começar os estudos! 

A publicação do edital do concurso para soldado da PM e do Corpo de Bombeiros, tão aguardada para outubro, ainda não aconteceu, mas você pode começar a preparação desde já. Aliás, quanto antes começar, mais chances de avançar no concurso, especialmente nas etapas iniciais que envolvem a prova de conhecimentos e o exame de capacidade física, dos quais os resultados dependem muito do preparo dos candidatos (as). 

Para se ter uma ideia de como o tempo é curto, o último concurso para soldado da PM e BM, teve o edital publicado em 17 de dezembro de 2012, e apenas 69 dias após,  em 24 de fevereiro de 2013, o exame intelectual foi aplicado. Ou seja, não há tempo a perder com relação a preparação para o concurso. 

O que cai na prova de conhecimentos? 

O conteúdo da última prova do concurso para soldado da PMPR abordou questões de quatro áreas do conhecimento, Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia, além de questões de informática, atualidades e sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. O exame é composto por 40 (quarenta) questões objetivas e 1 (uma) redação. 

O estudo das disciplinas contidas na prova é fundamental para a aprovação nesta etapa, além disso, se manter atualizado sobre as notícias nacionais e internacionais mais relevantes é indispensável.  

Formação de policiais 

Após aprovados em todas as etapas do concurso, o candidato ingressa na PM ou BM como soldado de 2ª classe, e segue para o Curso de Formação de Soldados, coordenado pela Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e referência nacional na formação de policiais. 

O CFS tem duração aproximado de 1 (um) ano, incluindo o período de estágio, e é composto por disciplinas teóricas e práticas, ministradas em sua maioria por policiais militares, mas também por profissionais convidados que lecionam algumas das disciplinas. O curso inclui as matérias de Técnicas Policiais Militares; Defesa Pessoal; Educação Física; Chefia e Liderança, Técnicas de Abordagens e Tiro Policial. Por ser uma grade de disciplinas com o objetivo de preparar o soldado para o desempenho da sua função com base nos Direitos Humanos e aplicação da Polícia Cidadã, o curso inclui módulos de Filosofia de Polícia Comunitária; Direitos Humanos e Estudo do Direito. 

Ao ingressar nas respectivas corporações, o soldado de 2ª classe recebe a remuneração básica de R$ 1.895,72, e ao ser promovido a soldado de 1ª classe, após a conclusão do curso de formação, a remuneração passa a ser de R$ 4.180,07. Alguns dos benefícios incluem o fardamento, atendimento médico e odontológico, e previdência própria.

 

Não perca tempo! Matricule-se já no Curso Preparatório para o Concurso para soldado da PMPR e BMPR do Curso Evidente. 

 


Outros destaques