Auxiliar administrativo: conheça mais sobre a profissão

Auxiliar administrativo: conheça mais sobre a profissão

S

Se você fizer agora uma busca rápida por anúncios de empregos, vai perceber que o cargo de auxiliar administrativo é uma das vagas mais divulgadas pelas empresas. Isso se deve principalmente ao fato deste profissional ser um dos mais importantes no cotidiano das organizações, especialmente dentro dos escritórios, por prestar suporte a vários setores nas mais variadas operações, sendo, portanto, um dos responsáveis pelo bom funcionamento de cada departamento. 

A seguir vamos te apresentar um pouco mais sobre o cargo de auxiliar administrativo. O que faz, mercado de trabalho, salário, formação, perfil e o dia a dia desse dessa profissão para você que tem interesse em ingressar na área. 

O que faz um auxiliar administrativo? 

Como sugere o próprio nome do cargo, o auxiliar administrativo é o profissional encarregado de rotinas administrativas de apoio à gestão de uma empresa, podendo exercer sua função em apenas um departamento ou prestando suporte a todas as áreas de uma organização. 

Algumas das atribuições do cargo são: 

Envio e despacho de documentos;

Gerenciamento de correspondências; 

Produção e preenchimento de planilhas e formulários;

Redação e digitação de documentos diversos, tais como, memorandos, contratos, etc.;

Atendimento e recepção, presencial, por telefone ou e-mail, de clientes internos e externos;

Arquivamento de documentos, cadastros, etc.;

Organização e atualização de agenda; 

Tirar cópias de documentos, relatórios e itens relacionados. 

Se você deseja exercer a função de auxiliar administrativo, tenha em mente que devido à variedade de atividades, particularmente se for auxiliar geral, os principais são organização e dinamismo. 

Formação 

O requisito mínimo para ocupar um cargo como auxiliar administrativo é o ensino médio completo, no entanto, para se destacar em um mercado de trabalho que apesar de muitas vagas, também possui muita concorrência, candidatos com cursos profissionalizantes ou técnicos, voltados para rotinas administrativas, possuem mais chances de empregabilidade. 

Ainda que muitos dos profissionais que trabalham como auxiliares administrativos, sejam estudantes de bacharelado em administração, o cargo não exige formação de curso superior. 

Mercado de trabalho e salário 

Por ser um profissional que auxilia as mais diversas áreas de uma organização, o auxiliar administrativo pode ser empregado em empresas de pequeno a grande porte e em variados segmentos, de escolas a fábricas, no setor privado, público, associações e organizações diversas sem fins lucrativos. 

Não há um salário mínimo nacional estabelecido em todo o país para a função de auxiliar administrativo, no entanto, é possível estabelecer uma média de acordo com os principais sites de empregos. 

O site vagas.com*, indica que a média de salário para o cargo no Brasil é de R$ 1.397,00, bem próximo da média divulgada pelo site Catho**, onde a média salarial apontada é de R$ 1.361. Vale a pena ressaltar que os salários podem variar de acordo com o estado, cidade, porte e segmento da empresa, experiência e formação do profissional. 

Uma curiosidade sobre o mercado de trabalho nessa área, é que a maioria das vagas, 70% de acordo com o site vagas.com, é ocupado por mulheres. 

Faça por mais por carreira

Se interessou pela profissão de auxiliar administrativo? O Curso Evidente oferece os cursos de Auxiliar Administrativo e Contábil. Verifique a disponibilidade do curso em uma unidade próxima de você e aumente suas chances de destaque em processos seletivos na área. 

 

*Fonte: https://www.vagas.com.br/cargo/auxiliar-administrativo

**Fonte:  https://www.catho.com.br/profissoes/auxiliar-administrativo/

 


Outros destaques