Concurso para PM, BM e DEPEN autorizados! Você está preparado?

Concurso para PM, BM e DEPEN autorizados! Você está preparado?

A

Autorizados em setembro pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, os concursos* para Polícia Militar, Bombeiros e Departamento Penitenciário. Os editais devem ser divulgados em breve. 

Ao todo estão previstas 2.638 vagas, sendo 2.000 apenas para policiais militares, 400 bombeiros militares e 238 para agente penitenciário (DEPEN). Um dos objetivos dos concursos, de acordo com a Assessoria do governo do Estado, é melhorar o atendimento à população e ampliar o quadro das unidades estaduais da Segurança Pública. 

Concursos para Soldado Policial Militar e Soldado Bombeiro Militar

Como o edital deste ano ainda não foi publicado, para termos uma ideia dos requisitos necessários para participação nos concursos, vamos nos basear nos processos realizados entre 2012 e 2013. 

Os candidatos devem ser maiores de idade e ter no máximo 30 (trinta) anos de idade na data em que se iniciarem as inscrições, ou seja, os interessados que completarem 31 (trinta e um) anos após o início das inscrições podem participar normalmente.  As inscrições são abertas a candidatos de ambos os sexos e que tenham concluído o ensino médio. 

A remuneração inicial prevista no último concurso para soldado de 2ª classe era de bolsa auxílio de R$ 1.463,03 e um subsídio de R$ 3.225,99 para soldado de 1ª classe, após conclusão no Curso de Formação de Soldado da corporação em questão, ambas são acrescidas de outros vencimentos. 

Os concursos são compostos pelas seguintes etapas: 

Etapa 1 – Prova de conhecimentos composta por 40 (quarenta) questões objetivas distribuídas entre as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Informática, Estatuto da Criança e do Adolescente e Atualidades, e a etapa subjetiva composta por 1 (uma) redação. 

Etapa 2 – Exame de capacidade física;  

Etapa 3 – Exame de sanidade física; 

Etapa 4 – Avaliação psicológica;  

Etapa 5 – Pesquisa social e documental. 

A etapa 1 possui caráter eliminatório e classificatório, as demais são eliminatórias. 

Agente Penitenciário (Departamento Penitenciário Estadual – Depen/PR)  

A contratação dos agentes de cadeia deve ocorrer por meio de PPS (Processo Seletivo Simplificado), e ainda não foi divulgado como se dará a seleção dos candidatos, se haverá provas e entrevistas.  

Todavia, tendo como base o último concurso para o cargo de agente penitenciário, realizado em 2013, as principais exigências são o ensino médio completo e idade mínima de 18 anos, com vagas destinadas a candidatos de ambos os sexos. 

O concurso para agente penitenciário daquele ano contou com 6 etapas, sendo: 

Etapa 1 - Prova de conhecimentos, composta por 50 questões de múltipla escolha, das áreas de Matemática, Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos, Informática e Atualidades, de caráter eliminatório e classificatório;

Etapa 2 - Teste de aptidão física;

Etapa 3 - Avaliação psicológica; 

Etapa 4 - Investigação social; 

Etapa 5 - Curso de formação; 

Etapa 6 - Avaliação médica.

A etapa 1 possui caráter eliminatório e classificatório, as demais são eliminatórias. 

Você está preparado? 

Estamos muito ansiosos pela divulgação do edital do concurso para os cargos de Soldado da PM e da BM deste ano, e temos certeza que você também. Mas você já pode começar a se preparar para a prova de conhecimentos com o Curso Evidente. 

Clique aqui e saiba mais sobre o Curso preparatório para o Concurso da PM e BM. 

 

* Fonte: Assessoria de Impressa, Governo do Estado do Paraná, http://bit.ly/2pZtftA. 

 


Outros destaques