Qual modalidade de ensino superior é ideal para você? Presencial, Semipresencial ou EAD.

I

Ingressar no ensino superior nos próximos anos é o sonho de muitos participantes que concluirão os estudos através do Encceja 2020. Um período de escolhas que vai muito além de qual curso fazer, pois é necessário que o curso dos sonhos também se encaixe na realidade do dia a dia do estudante. 

Escolher entre as modalidades presencial, semipresencial e à distância (EAD) fará toda a diferença no decorrer do curso, justamente porque cada uma delas se encaixa melhor em cada perfil de estudante e em sua rotina. 

Confira no post de hoje como funciona cada modalidade e veja com qual você mais se identifica. 

Presencial 

O formato presencial é o mais tradicional entre as modalidades de ensino em todos os níveis de educação, inclusive no superior.

Nele, os estudantes devem comparecer a instituição de ensino para assistir as aulas em períodos fixos do dia, com hora de início e fim e cada matéria tem seu dia específico para ser dada. A carga horária geralmente é maior e o cronograma mais puxado, além disso, uma frequência mínima de 70% é exigida dos alunos, e o não cumprimento dessa regra pode acarretar na reprovação do mesmo. 

Entre as principais vantagens podemos apontar o contato mais próximo com colegas e professores, o que consequentemente acaba ampliando o networking dos estudantes e sua vivência social com pessoas com o mesmo objetivo.

Demais vantagens:

A rotina e os horários pré-determinados, especialmente para os alunos com tendência a procrastinação; 

Professores disponíveis para tirar dúvidas na hora;

Infraestrutura que favorece o aprendizado e facilita na hora de estudar, mesmo que fora dos horários de aula. 

 

Semipresencial 

Considerada uma mistura entre as modalidades presencial e EAD, a graduação semipresencial mescla as aulas via internet com a obrigatoriedade de comparecimento a outras presenciais. O porcentual de cada modelo varia de acordo com cada instituição, mas o curso pode ser considerado semipresencial quando pelo menos 20% das aulas são à distância no ambiente virtual de aprendizagem. 

As provas intermediárias podem ser online ou presenciais, mas geralmente as provas finais acontecem presencialmente na instituição de ensino. Além das aulas pré-gravadas, essa modalidade com frequência oferece aulas ao vivo, que proporcionam maior interação entre alunos e professores. 

A graduação semipresencial proporciona ainda que o estudante frequente a instituição, evitando que ele fique apenas entre sua casa e o trabalho, e o convívio com os colegas, ao mesmo tempo em que dá certo espaço para flexibilidade que alguns estudantes necessitam para não abandonar os estudos devido a outros compromissos. 

 

EAD 

O ensino a distância ou EAD, sigla pela qual é mais conhecido, é caracterizado principalmente pelas aulas serem 100% online, com os materiais de áudio e vídeo e outros conteúdos sendo totalmente disponibilizados em uma plataforma geralmente chamada de AVA – Ambiente Virtual de Aprendizado. 

Até mesmo o contato com professores e colegas de turma é virtual, através de caixas de mensagens, chats e e-mails. Oferece grande flexibilidade de horário, com a escolha ficando totalmente ao aluno de quando e onde estudar, sendo ideal para quem tem uma rotina corrida entre trabalho e família. 

Outras vantagens:

As mensalidades tendem a ser mais baratas;

Economia de tempo e dinheiro com deslocamentos e alimentação;

Possibilidade de adequar os horários de aula para quem trabalha em escalas variadas de horário;

As aulas podem ser acessadas mais de uma vez caso haja necessidade.

 

O que é mais vantajoso para você?

Optamos por ressaltar as qualidades de cada modalidade, pois a vantagem de uma para uma pessoa pode ser a desvantagem para outra e vice-versa. Por exemplo, os horários flexíveis da graduação EAD podem ser péssimos para a organização de uma pessoa procrastinadora, mas não prejudicar em nada àquela que é organizada.

O diploma de um curso EAD ou semipresencial tem o mesmo valor do presencial, sem prejuízo aos profissionais que pretendem prestar concursos de nível superior ou ainda dar continuidade aos estudos de especialização, ficando a seu critério analisar qual modalidade de curso se encaixa mais no seu perfil na hora de fazer a escolha. 

 

Curtiu esse conteúdo? Siga a gente nas redes sociais. 

No Facebook e no Instagram somos @cursoevidenteoficial

 


Outros destaques