A importância das pausas durante os estudos

S

Se dedicar aos estudos é o principal passo para quem irá prestar grandes provas como o Encceja, Enem e concursos públicos, mas como toda atividade, pode se tornar bastante cansativa e mesmo estudando por horas a fio todos os dias, o rendimento pode acabar não sendo o esperado. E isso pode acontecer justamente pela falta de pausas durante os estudos. 

O descanso ou a falta dele pode afetar a capacidade de aprendizado e consequentemente o desempenho durante as provas. Portanto, incluir pausas e atividades de lazer no cronograma de estudos, independentemente da técnica que você utilize para estudar, é fundamental.

Por que e como fazer pausas sem perder o foco 

Em qualquer atividade que nos dispomos a realizar, nosso corpo e cérebro precisam de descanso, e com os estudos não é diferente. O cansaço por estudar muitas horas sem intervalos pode se apresentar em prejuízos físicos e mentais.

O cansaço mental faz com que o cérebro tenha sua capacidade de concentração e memorização prejudicados, reduzindo a qualidade daquelas horas dedicadas ao estudo. Descansar a mente é importante, pois torna possível manter o rendimento mesmos estudando muitas horas por dia. 

A Técnica Pomodoro, por exemplo, utiliza um esquema de gestão de tempo que pode ser aplicado para os estudos, trabalho e outras atividades diárias, inclui períodos de 5 minutos de descanso a cada 25 minutos de foco total na atividade. A técnica visa ajudar especialmente pessoas procrastinadoras, mas também pode ser usado por pessoas que tendem a se esquecer de tirar pausas com frequência ou que tendem a se distrair com facilidade. 

É claro que cada pessoa possui limitações e níveis de dedicação diferentes, por isso, é importante conhecer seus limites e estabelecer um plano de estudos em que as pausas sejam feitas respeitando esses limites para um aprendizado mais eficaz.

Você pode ser uma pessoa que precisa de uma pausa de 20 minutos a cada 3 horas dedicados aos estudos, e seu colega precisar de 5 minutos a cada 25 minutos, e está tudo bem. O importante é respeitar seus limites e os períodos de pausa estabelecidos para tirar o melhor das horas de aprendizagem. 

Se estabeleceu 5 minutos de pausa, não fique 10 ou 15 porque quer ver mais um post ou responder mais uma mensagem. Mas se ficar, compense aumentando as horas de estudo.

O que fazer durante as pausas

Uma das grandes distrações do nosso tempo certamente são os aplicativos para smartphones, sejam eles redes sociais, jogos ou de troca de mensagens. Resistir à tentação de ver do que se trata aquela notificação piscando na tela pode ser difícil, mas durante os estudos é importante respeitar a programação estabelecida, por isso, resista. 

Durante os períodos de descanso aproveite para sair do ambiente em que ficou estudando, responda as mensagens recebidas, veja um vídeo rápido sobre um assunto não relacionado, enfim, faça coisas para se distrair e voltar com foco e energia totais para horas mais produtivas de estudo. 

Além das pausas pontuais, não se esqueça de dormir bem, além de ser essencial para a saúde do corpo, um sono de qualidade também contribui para a capacidade de armazenamento de conteúdos pelo cérebro. 

Bons estudos!

O melhor preparatório para conclusão dos estudos é no Curso Evidente. Saiba mais, acesse aqui.  

 


Outros destaques