Aproveite as férias para descansar, se divertir e... Estudar!

Aproveite as férias para descansar, se divertir e... Estudar!

F

Férias é tempo de descansar e se divertir, mas para quem estuda para concursos ou vai prestar vestibulares concorridos, Enem ou provas de conclusão dos estudos no próximo ano, o ideal é não parar os estudos totalmente, mas adaptar a programação e encontrar um meio termo entre estudar e as horas voltadas ao lazer.

As suas férias podem ser muito produtivas para os estudos, mas para isso, é preciso dedicação, foco e, principalmente, organização. Confira a seguir algumas dicas que separamos para você ser bem-sucedido nessa empreitada. 

A rotina é sua amiga!

Muitos veem a rotina como algo ruim, mas determinar um horário para cada atividade pode ser fundamental no seu cotidiano! Principalmente, se você for do tipo procrastinador, já que às vezes ao deixar tudo para a última hora, as coisas, ou neste caso os estudos, acabam não sendo feitas. 

Além disso, manter um ritmo vai te ajudar a voltar a sua rotina habitual com mais tranquilidade.  Portanto, se você tem um objetivo do qual os estudos fazem parte, determine em quais horários do dia irá se dedicar aos estudos e cumpra a programação. 

O que estudar nas férias? 

Por estar mais descansado, os dias de férias são ideais para focar nas matérias em que você tem mais dificuldade, pois seu cérebro irá absorver as coisas mais facilmente. 

Ao estudar sem professores e colegas para tirarem suas dúvidas você pode focar em revisar conteúdos que já aprendeu. Por exemplo, quando você já consegue resolver exercícios de determinada matéria, mas ainda leva muito tempo ao fazê-lo, praticar exercícios similares podem te ajudar a reduzir o tempo para resolver as questões. 

Para você que trabalha, vai encontrar no período de férias o tempo ideal para colocar em dia os conteúdos atrasados e se aprofundar em assuntos que na correria do dia a dia acabam passando sem serem estudados, como Atualidades, a leitura de livros, fazer revisões e simulados. 

Equilíbrio é a palavra-chave

Férias são necessárias! Mais do que um tempo livre dos afazeres do trabalho, escola ou faculdade, o período é importante em aspectos físicos, psicológicos e até financeiros. Após o período de férias, as pessoas retornam as suas obrigações muito mais produtivas e menos estressadas, obtendo  melhores resultados em todos os aspectos de sua vida. 

Por isso, nada de substituir as horas de trabalho e ficar o dia todo estudando. Monte uma rotina mais leve e aproveite ao máximo suas horas de descanso e diversão fazendo atividades que te dão prazer. Não se esqueça de dormir, se alimentar bem e se manter hidratado, pois um corpo saudável é fundamental para o aprendizado. 

 

Tem outras dicas de como estudar melhor durante as férias para compartilhar com a gente? Escreva nos comentários!

 


Outros destaques