Conheça como concluir seus estudos em menos de 1 ano

Conheça como concluir seus estudos em menos de 1 ano

V

Você sabia que pode concluir o Ensino Médio em menos de um ano? O Curso Evidente oferece o preparatório para quem quer alcançar esse objetivo. O caminho é o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), alternativa para obter os créditos necessários para receber o diploma desse grau de escolaridade. Quem não terminou a educação básica no tempo regular pode usar a nota do Enem para concluir essa etapa. Para isso, precisa alcançar, no mínimo, 450 pontos em cada prova do exame e 500 pontos na redação, além de ter mais de 18 anos de idade. O prazo para solicitar o documento começa agora em janeiro e fica disponível durante todo o ano. 

Com esse recurso, pessoas que já haviam deixado de estudar têm tido a chance de concluir o Ensino Médio e, com a nova escolaridade, serem promovidas no emprego, conseguirem um novo trabalho ou tentarem o sonho de entrar em uma Universidade. “Muita gente que parou de estudar há muito tempo encontra na certificação pelo Enem uma oportunidade. Terminando o Ensino Médio, a pessoa tem a chance de melhorar seu salário ou aposentadoria e até tentar uma vaga na universidade”, conta Jonas Schubert, coordenador pedagógico do Curso Evidente, que oferece cursos preparatórios para o Enem.

É o caso de Alceu Siqueira Ramos, de 57 anos, aluno do Curso Evidente, que obteve a nota necessária no Enem para receber a certificação. Alceu foi catador de papel por 15 anos e abandonou a escola há 35 anos quando fazia o curso de magistério. Com a ajuda de amigos, ele se matriculou no curso preparatório em busca de um grande sonho: ser advogado. Trabalhando como entregador em um mercado, ele se dedicou às aulas durante o ano para se preparar para o exame. Agora que foi aprovado, Alceu espera entrar logo em uma nova etapa: a faculdade de Direito. “Concluir o Ensino Médio foi um sonho realizado, mas esse é apenas o começo. Ainda estou na metade do caminho daquilo que pretendo alcançar”, conta.

Critérios O recurso da certificação do Ensino Médio pelo Enem foi liberado pelo MEC em 2009, mas ainda é desconhecido por muitos. Desde sua autorização, mais de 8,5 mil paranaenses já receberam o diploma por meio dessa solução só pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). O número, no entanto, vem caindo desde 2011, quando os critérios ficaram mais rígidos. O ministério aumentou a nota mínima para a aprovação de 400 para 450 pontos em cada uma das quatro provas do Enem (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), além de um mínimo de 500 na redação. No Paraná, além do Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Secretaria de Estado da Educação também está autorizada a emitir a certificação.

Para superar o nível cada vez mais elevado da prova, muitas pessoas têm recorrido a cursos preparatórios para o Enem. “Apesar do aumento do número de pontos exigidos para a certificação, o índice de aprovação chega a 80% para quem opta por se preparar melhor para o exame”, conta um dos consultores do Curso Evidente, Marcos Souza Junior, onde de cada dez alunos que fizeram o Enem em 2012, sete conseguiram o diploma este ano.

Os resultados do Enem 2013 foram divulgados no dia 03 de janeiro e estão disponíveis pelo site http://enem.inep.gov.br/resultadosenem/ Em todo o país, mais de 5 milhões de pessoas fizeram o exame.

Serviço:

IFPR (Unidade Certificadora do Enem do Paraná) – www.ifpr.edu.br – 41.3535-1600.

Curso Evidente (Curso preparatório para o Enem e informações sobre certificação) – www.cursoevidente.com.br – 41. 3016-1050.


Outros destaques