Curso Superior em apenas 2 anos

S

Saiba mais sobre os cursos tecnólogos

Após concluir o Ensino Médio por meio de um exame certificador, é possível continuar os estudos no nível superior. Uma das formas mais rápidas e reconhecidas pelo MEC é através de cursos superiores de tecnologia, que podem ser concluídos em média em até 2 anos.

Os cursos tecnólogos existem no Brasil há mais de 40 anos e conferem ao formando um diploma de nível superior, igual aos de cursos de bacharelado ou licenciatura e após a conclusão é possível fazer uma pós-graduação, mestrado (acadêmico ou profissional) ou doutorado.

Formação profissional para atender a demanda do mercado de trabalho

A grade curricular dos cursos tecnólogos é direcionada as atividades práticas da área de formação escolhida, visando formar profissionais no menor tempo possível com conhecimentos para desempenhar funções bastante específicas, o que torna o profissional altamente atraente e aceitável para o mercado de trabalho.  

Por isso, ao invés de direcionar os estudos para formar uma base de conhecimento teórico, esta modalidade de curso superior prioriza proporcionar conhecimentos da atividade prática e da função que o profissional irá exercer, fazendo com que o curso tenha um número reduzido de aulas e carga horária menor.

Como são divididos os cursos tecnólogos?

Os cursos desse tipo são divididos em 13 eixos tecnológicos pelo MEC de acordo com a área de conhecimento e atuação. Confira abaixo quais são eles e alguns dos principais cursos de cada eixo:

Ambiente e Saúde

Os cursos deste eixo compreendem tecnologias direcionadas para o aumento da qualidade de vida, preservação e recuperação de recursos naturais, desenvolvimento sustentável e ações de educação ambiental. Alguns dos cursos da área são: 

  1. Gestão Hospitalar;

  2. Gestão Ambiental;

  3. Saneamento Ambiental;

  4. Gestão de Resíduos Sólidos;

  5. Estética e Cosmética;

  6. Gestão de Recursos Hídricos, etc.

Controle e Processos Industriais

Voltados para profissionais que irão atuar em qualquer atividade produtiva, os cursos deste eixo tecnológico ensinam a lidar com processos mecânicos, elétricos e eletroeletrônicos. São cursos como:

  1. Automação Industrial;

  2. Manutenção de Aeronaves;

  3. Mecânica de Precisão;

  4. Processos Metalúrgicos;

  5. Eletrônica Industrial;

  6. Refrigeração e Climatização, etc.

Gestão e Negócios

O profissional que cursa um curso deste eixo será preparado para trabalhar dentro das empresas em atividades que visam aumentar a qualidade, produtividade e competividade nos negócios através de instrumentos, técnicas e estratégias. Alguns exemplos de cursos deste eixo são:

  1. Gestão de Qualidade;

  2. Gestão Financeira;

  3. Secretariado;

  4. Processos Gerenciais;

  5. Comércio Exterior;

  6. Gestão de Pessoas;

  7. Gestão Pública, etc.

Turismo, Hospitalidade e Lazer

Como o nome sugere, os cursos tecnológicos dessa área preparam os profissionais para atuarem no planejamento, organização, operação e avaliação de produtos e serviços em atividades de lazer, relações sociais, recepção, turismo, hotelaria, viagens, eventos e gastronomia. Alguns dos principais cursos são:

  1. Gastronomia;

  2. Hotelaria;

  3. Gestão de Turismo;

  4. Gestão Desportiva e de Lazer;

  5. Eventos.

Segurança

Este eixo aborda as tecnologias relacionadas a segurança pública e privada, em cursos como:

  1. Gestão de Segurança Privada;

  2. Serviços Penais;

  3. Investigação e Perícia Judicial;

  4. Segurança no Trabalho, etc.

Recursos Naturais

Os cursos deste eixo estão relacionados aos estudos da extração e produção de recursos derivados de animais, vegetais e minerais. Os profissionais formados serão habilitados para atuar na administração, prospecção de novos clientes e mercados ou avaliação técnica de recursos naturais, maquinário e implementos agrícolas, em cursos nomeados de:

  1. Aquicultura;

  2. Produção de Grãos;

  3. Produção Pesqueira;

  4. Gestão de Agronegócio;

  5. Cafeicultura, etc.

Produção Industrial

Um dos eixos com maior empregabilidade no cenário brasileiro, os cursos visam o ensino de conhecimento industrial com foco em tecnologias relacionadas a métodos de transformação de matérias-primas, produção, controle e gerenciamento de processos e operação de maquinário. Alguns dos cursos de produção industrial são:

  1. Construção Naval;

  2. Processos Químicos;

  3. Produção Gráfica;

  4. Produção Têxtil;

  5. Petróleo e Gás;

  6. Silvicultura, etc.

Produção Cultural e Design

Os cursos tecnólogos deste eixo são da área de Humanas, voltados principalmente para a criação e desenvolvimento de produtos para o mercado cultural. Conheça alguns destes cursos:

  1. Design de Animação;

  2. Produção Cultural;

  3. Produção Cênica;

  4. Fotografia;

  5. Fotografia;

  6. Conservação e Restauro, etc.

Produção Alimentícia

O ensino de técnicas e tecnologias de beneficiamento de alimentos e bebidas é o foco deste eixo tecnológico, com foco especial na indústria. Os principais cursos dessa área são:

  1. Agroindústria;

  2. Viticultura e Enologia;

  3. Cacau e Chocolate;

  4. Alimentos;

  5. Cachaça;

  6. Processamento de Carnes;

  7. Laticínios.

Militar

Para ingressar em um curso tecnólogo do eixo militar o estudante precisa ser concursado público da área militar (Exército, Marinha ou Aeronáutica) e os cursos são ofertados por instituições de ensino também militares. O estudante pode se formar em cursos como:

  1. Artilharia;

  2. Cavalaria;

  3. Infantaria;

  4. Ciências Militares;

  5. Comunicações Aeronáuticas;

  6. Fotointeligência, etc.

Infraestrutura

Se você pretende trabalhar na construção civil ou transporte, os cursos deste eixo são ideais, pois ensinam sobre planejamento, operação, criação e manutenção de soluções tecnológicas nessa área, em cursos como:

  1. Transporte Aéreo;

  2. Pilotagem profissional de Aeronaves;

  3. Construção de Edifícios;

  4. Geoprocessamento;

  5. Material de Construção;

  6. Obras Hidráulicas, etc.

Informação e Comunicação

Os profissionais graduados neste eixo são preparados para atuarem com tecnologia da informação, sendo, portanto, um eixo com profissionais bastante requisitados atualmente. Veja alguns exemplos de cursos neste eixo:

  1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas;

  2. Banco de Dados;

  3. Defesa Cibernética;

  4. Sistemas Embarcados;

  5. Sistemas para Internet;

  6. Jogos Digitais, etc.

Desenvolvimento Educacional e Social

Um dos eixos mais recentes entre os cursos tecnológicos aprovados pelo MEC, os cursos deste eixo são voltados para profissões relacionadas a inclusão social, respeito às diferenças, desenvolvimento interpessoal e outras atividades educacionais. Por ser uma área nova, possui poucos cursos, sendo alguns deles:

  1. Tradução e Interpretação de Libras

  2. Técnico em Alimentação Escolar

  3. Técnico em Biblioteconomia

  4. Laboratório de Ciências da Natureza

  5. Produção de Materiais Didáticos Bilíngues em Libras/Língua Portuguesa

  6. Secretaria Escolar.

Então, já escolheu qual tipo de curso superior irá cursar após a conclusão dos estudos? Esperamos que este post tenha te ajudado a ter uma melhor noção de suas opções após a obtenção do certificado de conclusão dos estudos.

 


Outros destaques


Atendimento via WhatsApp