Encceja 2019, a contagem regressiva vai começar!

Encceja 2019, a contagem regressiva vai começar!

O

O Encceja, exame voluntário e gratuito, voltado a jovens e adultos que buscam capacitação profissional e intelectual abre inscrições neste mês. A ser realizada no dia 25 de agosto, a prova é uma grande oportunidade para a conclusão do Ensino Fundamental, a jovens com no mínimo 15 anos, e para a conclusão do Ensino Médio a pessoas com mais de 18 anos.

Entenda Melhor!

Visto como uma forma de “diagnosticar a educação brasileira” e de “certificar saberes”, de acordo com o site do Ministério da Educação (MEC), o Encceja é um supletivo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Não só reconhecido pelo Ministério da Educação, mas vinculado ao órgão, uma de suas finalidades é incentivar o “acesso ao ensino superior”. Para atingir este objetivo, o INEP realiza um trabalho de base, que promove a conclusão do ensino médio e fundamental, como forma de fomentar a adesão a faculdades e cursos técnicos no país.

A forma de preparação ao teste varia. Embora o INEP forneça provas, gabaritos e materiais para estudo em seu portal oficial, há sempre uma grande procura por cursos livres. Estas escolas disponibilizam professores e material didático especializados e focados nas áreas de competências cobradas na prova, tanto aos alunos do ensino fundamental, quanto aos do ensino médio, consolidando o conteúdo e elevando o repertório dos estudantes. O Encceja subdivide-se em duas provas, estruturadas da seguinte maneira:

 

Para o ensino fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;

  • Matemática;

  • Historia e Geografia;

  • Ciências Naturais.

 

Para o ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;

  • Matemática e suas Tecnologias;

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

 

As áreas de estudo foram definidas, conforme o INEP, “a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's)”.

Para maiores informações legais e outras dúvidas, acesse o site do INEP: http://portal.inep.gov.br. As orientações aos participantes e inscrições também já estão disponíveis no site http://enccejanacional.inep.gov.br.

Comece hoje mesmo sua preparação, restam cerca de três meses para a realização do exame.

 


Outros destaques