ENCCEJA: Entenda o que é e como funciona o Exame

ENCCEJA: Entenda o que é e como funciona o Exame

C

Concluir o ensino médio é uma necessidade básica para quem deseja ter oportunidades no mercado de trabalho, mas é grande o número de brasileiros que,  por motivos diferentes, abrem mãos dos estudos. O problema é que voltar nem sempre é fácil. Pensando nisso, o próprio Governo Federal instituiu uma maneira mais rápida para quem precisa concluir os estudos. É a Prova do Encceja: Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

O Encceja vale para quem não concluiu o ensino fundamental ou o médio. A prova, acontece anualmente tanto no Brasil quanto no exterior e pode ser realizada por quem tem mais de 15 anos (ensino fundamental) e 18 anos (ensino médio). Em cada área de conhecimento, são 30 questões objetivas além da redação.

Para o Ensino Fundamental, as áreas são: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, Matemática, História e Geografia e Ciências Naturais.

Já no Ensino Médio as provas são nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para que o participante consiga a certificação, é necessário alcançar uma pontuação mínima de 100 pontos em cada uma das provas objetivas e também na redação.  Isso significa um aproveitamento de 50%. 

A melhor maneira de se preparar para a prova é em um Curso Preparatório, que vai direcionar os estudos corretamente. No Curso Evidente, o aluno tem o preparo essencial para boas notas em curtos períodos de tempo. Sempre que surge uma oportunidade de conclusão, o Curso Evidente se torna especialista para que o aluno termine seus estudos o mais rápido possível.


Outros destaques