Encceja 2018 tem seu gabarito divulgado até dia 17

Encceja 2018 tem seu gabarito divulgado até dia 17

Q

Quem fez a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), no último domingo, está ansioso. Mas essa ansiedade já tem data pra acabar. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que até o dia 17 de agosto o gabarito das provas será divulgado. Já o resultado final ainda não tem data definida, mas pode ser divulgado a partir do mês de outubro.

Foram 789.484 mil participantes no Encceja deste ano, pouco menos da metade do número de inscritos. O participante precisa atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame para conquistar o certificado.

Com o resultado, que será divulgado no mês de outubro, o participante deve comparecer a Secretaria de Educação ou o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia que foi indicado na inscrição para solicitar sua declaração parcial de proficiência ou certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, caso comprove proficiência nas quatro áreas. O Encceja possibilita a emissão desses dois tipos de documentos certificadores.

Aqueles que não compareceram ao Exame deverão justificar a ausência ou ressarcir ao Inep o custo da prova, que será divulgado em 2019, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Para quem deseja realizar a inscrição para o Encceja 2019 a justificativa deverá comprovar a ausência na aplicação deste ano. Não será aceita declaração emitida pelo próprio participante, pais ou responsáveis, somente atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência.


Outros destaques