ENCCEJA: mais tempo para se preparar!

ENCCEJA: mais tempo para se preparar!

O

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) teve alteração na data de aplicação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirma que a mudança é por conta de outros exames e avaliações que são realizados nos municípios. Agora, com a nova data, o Exame será aplicado em 22 de outubro. Além da mudança na data, o Exame também teve algumas mudanças quanto às regras de aplicação.

Pessoas que não concluíram a Educação Básica na idade adequada podem realizar o Encceja Nacional, que possibilita ao participante a chance de conquistar a certificação do Ensino fundamental e médio. O formulário de inscrição para o Exame deste ano está disponível no Portal do Inep até às 23h59 desta sexta-feira (18) e além de ser voluntária, também é gratuita. A boa notícia para quem já vem se preparando para o dia da prova é que com a mudança na data de aplicação, o aluno terá mais duas semanas para se preparar. 

A data prevista anteriormente era para dia 08 de outubro e com a mudança a prova será aplicada em 22 de outubro. Mas além da data, o Inep anunciou outras mudanças na retificação do edital: uma delas é que com as novas normas de aplicação, o participante não poderá mais levar o Caderno de Questões ao término da prova; a outra é que os Institutos Federais utilizarão os resultados individuais do Encceja somente para a certificação do Ensino Médio e somente as Secretarias Estaduais de Educação utilizarão para a certificação de conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 


Outros destaques