Mudança na data do Encceja: bom ou ruim para os alunos?

C

Com a alteração na data do Exame, alunos podem ter mais tempo para estudar, mas também enfrentar conflitos com outros compromissos. 

Pela segunda vez este ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alterou a data do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A prova, que antes estava marcada para 22 de outubro, será realizada no dia 19 de novembro. Segundo o Inep, a mudança foi necessária porque a distribuição dos participantes não pôde ser concluída por conta de um atraso na homologação da licitação. 

A coordenadora do curso Evidente, Márcia Ramin, afirma que a maioria de seus alunos aprovou a mudança porque é quase um mês a mais para se preparar. No entanto, alunos que já concluíram suas aulas podem se sentir um pouco prejudicados pelo tempo de espera, mas que isso não precisa necessariamente ser um problema se os alunos retomarem os conteúdos. Na franquia Carlos Gomes, onde Márcia é coordenadora pedagógica, eram de duas a três aulas por semana e agora, com o adiamento da aplicação da prova, será uma aula por semana.

“Precisamos diminuir o ritmo das aulas para que o aluno não perca a rotina até o dia do Exame”,

explica Márcia.

Com a mudança, alguns alunos se sentiram prejudicados por já terem se programado para a data antiga da prova. Um dos casos é o de Ícaro Guimarães, 21 anos, que havia pedido alteração de suas férias na Marinha para que em novembro pudesse ir até sua cidade natal.

“Minhas férias são a única oportunidade que eu tenho, no ano, para ir à minha cidade. Ou seja, tirar ela no mesmo mês da prova me prejudica dos dois lados”,

relata o jovem. 

Já para Gabriel Hoffman, 23 anos, a situação acabou ficando um pouco mais delicada depois da mudança da prova.

“Com a mudança de data ficará ruim de fazer a prova, pois tenho que fazer outra prova dia 19, ou seja, tenho que escolher entre o Encceja ou a outra prova. Isso é muito ruim”

, conta Gabriel. O jovem é empresário e a outra prova é relacionada a trabalho, então ele afirma que, a princípio, escolheu realizar a prova do seu trabalho e “abriu mão” do Encceja. 

Lembrando que além da mudança na data, o Exame também teve alteração no horário de abertura dos portões e início de aplicação, que agora foram adiados em uma hora.

 

Enem e vestibular no mesmo mês, e agora?

 

Alguns alunos que irão realizar o Encceja também terão outras provas no mesmo mês, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou vestibular. Com isso, o aluno pode se sair prejudicado nas provas por causa do nervosismo ou ansiedade, então é importante manter a calma e se programar um pouco antes para que tudo ocorra da melhor forma possível. 

“Mantenha sua vida normal, sem excesso de estudo, coma normalmente, durma e descanse bem”,

essas são algumas dicas da coordenadora Márcia Ramin. Ela também afirma que o segredo é controlar o nervosismo e não ficar ansioso porque isso pode desgastar o aluno e prejudicar seu desempenho na hora de realizar as provas. É interessante que o aluno foque no objetivo da prova e não “sofra” pela prova que ainda vai vir ou a que já passou.  

A coordenadora afirma que o tempo é um fator que pode desgastar o aluno, por conta do tempo de cada prova. Portanto, é importante o aluno se programar para que durante aqueles dias (entre uma prova e outra), ele tenha tempo para descansar bem. “Quando o aluno dorme e come bem, com certeza tudo vai bem nas provas”, finaliza a coordenadora.

 


Outros destaques


Atendimento via WhatsApp