Selecione uma dica

Confira nossas dicas!

Preparamos muitas dicas para você! Caso tenha alguma dúvida, entre em contato

Regras para a tabuada de multiplicação por 9

Na primeira coluna as dezenas dos resultados das multiplicações crescem de 0 a 9; na segunda coluna as unidades dos resultados das multiplicações decrescem de 9 a 0. 

 

 

*Com a colaboração de: Helouiza Parcio

 

Dicas de Matemática - Resumo do ENEM

Dica de ouro para Redação do Enem: fique atento às notícias de jornais

 

Para os candidatos que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano, é importante que estejam atentos a todos os assuntos que estão no dia a dia e são noticiados nos principais jornais e telejornais do país e do mundo. Os temas de redação são escolhidos por meio dos noticiários, por uma banca de especialistas do Ministério da Educação que selecionam previamente os assuntos mais “quentes” da atualidade.

É difícil saber quais serão os principais assuntos abordados no exame, mas é interessante que os estudantes tenham uma ideia prévia sobre os principais conteúdos que foram notícia na televisão, rádio, revista, jornal impresso e internet. Alguns especialistas na área de Letras afirmam que um tema forte para este ano e que está muito intrínseco em nossa sociedade é a corrupção. Um bom enfoque para as redações seria a possível resolução deste problema no Brasil.

Nos últimos anos, os textos do Enem geralmente englobaram temas da esfera sócio-política, em que o candidato argumentava de acordo com os conhecimentos sobre a atualidade. Para o ano de 2016, a expectativa é que as redações não fujam muito dessa ideia, e alguns dos assuntos que já estão sendo comentados por diversos professores em todo o país são: Olímpiadas no Brasil, crise econômica, crise hídrica, questões ambientais, Lava Jato, igualdade de gênero, doenças epidêmicas (Dengue, Zica e Chikungunya), dentre outros temas de grande importância e repercussão.

A proposta de redação do exame é a realização de um texto dissertativo-argumentativo, com no mínimo 7 e máximo 30 linhas, que possibilita ao estudante defender um ponto de vista, apresentando ideias e justificando-as com argumentos claros e consistentes sobre determinado assunto, por isso os candidatos precisam estar bem informados e atentos a todos os tipos de assuntos.

#SomosEvidente

Dica de História - ENEM

Vai fazer o Enem 2015? Confira as dicas para a prova de história com o professor Gabriel, do Curso Evidente!

Dica de Geografia - ENEM

Vai fazer o Enem 2015? Confira as dicas para a prova de geografia com o professor Renato do Curso Evidente!

Dica de Biologia - ENEM

Vai fazer o Enem 2015? Confira as dicas da Professora Imarlei para se sair bem na prova de Biologia! 

Dicas de História e Geografia - Resumo do ENEM

Dicas Curso Evidente

Material de Estudo para o Concurso Banco do Brasil

Olá, alunos! Aqui tem material de apoio para ajudar você a se preparar melhor para o Concurso do Banco do Brasil 2015. Para ter acesso, é só clicar no link abaixo:

Material Banco do Brasil (clicar)

 

Preparatório para Concurso da Guarda Municipal de Curitiba

Quer se preparar para as questões de Sociologia no Enem? Fique atento ao tema “religião”

No Enem, na disciplina de sociologia, você deve ficar atento ao tema “religião”

Por Edmar Almeida de Macedo, professor de Sociologia e História do do Curso Evidente, bacharel e licenciado em História e Mestre em Sociologia

Quem disse que religião não se discute? Religião é um dos aspectos estruturantes de qualquer sociedade, e por isso é um dos objetos de estudo da sociologia. Recentemente, tivemos a troca do Papa, além de polêmicas envolvendo um pastor evangélico na presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos deputados em Brasília. Então, esteja atento a isto, procurando entender o que é o conceito de fundamentalismo religioso, o papel da religião na regulação da moral comportamental, entre outros assuntos.

Dicas de Redação

Por Jozelaine Cardoso, professora de Português e Inglês do Curso Evidente Uso do vocabulário - Seja direto e use linguagem simples, clara. - Não use figuras históricas a menos que seja indispensável, pois caso você se engane a respeito de alguma informação sobre aquela pessoa você estará prejudicando a verossimilhança do texto. - Evite os lugares comuns, conhecidos também como âncoras, clichês etc. São palavras, expressões ou frases usadas anteriormente por outras pessoas ou por você e que se tornaram conhecidas. - Nunca use gírias ou figuras de linguagem. Dessa maneira você pode não ser claro quanto ao conteúdo da sua redação. - Evite ao máximo semelhanças com a oralidade. Lembre-se que quando escrevemos uma redação devemos obedecer às normas da língua. - Não use expressões do tipo “eu acho”, “eu penso”, “eu sinto” ou semelhantes. Uso da Pontuação - Evite o excesso de vírgulas. Só as use quando for realmente necessário, pois caso o texto possua pausas desnecessárias, além de comprometer o ritmo e a continuidade do texto, comprometerá também a coerência textual. - Evite os sinais de pontuação cujo uso você não domina. A exclamação, as reticências, as aspas, o ponto e vírgula e os dois pontos são sinais que podem ser evitados caso haja uma insegurança quanto ao uso. Contudo, o uso correto desses sinais pode enriquecer o texto e torná-lo mais compreensível, auxiliando não só a construção do texto como a compreensão do mesmo. Paragrafação - Marque o tamanho do parágrafo e siga esta marcação até o final do seu texto. - Não deixe espaços vazios nas laterais das linhas pois isso pode ser descontado. - Comece parágrafos, frases e nomes próprios com letra maiúscula. - A sua redação deve ser limpa, com uma letra legível. - Evite rasuras, mas caso aconteça coloque entre parênteses e repita a(s) palavra(s) rasurada(s). - Não são permitidas carinhas, corações ou bolinhas em cima do i, o que você deve colocar é apenas um pingo. O mesmo vale para o ponto final. Antes de escrever o texto - Leia atentamente a proposta, caso seja necessário leia mais de uma vez. - Faça uma lista dos tópicos com os seus conhecimentos a respeito do assunto. - Separe os tópicos entre a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. - Use os tópicos para escrever o texto. - Leia o texto e retire ou acrescente o que for necessário. - Observe novamente a proposta para ter certeza de que não está fugindo ao tema. - Reescreva e releia o texto, fazendo uma breve correção. - Depois de corrigir os erros enxergados por você, passe a redação a limpo e não modifique mais nada. E nunca esqueça que o segredo de uma boa redação é a leitura. Leia muito. (Com informações do Infoescola)

Charges

Neste Blog você vai ver as charges da personagem Mafalda. Em todo ano o Enem cobra charges desta personagem. Acesse: http://clubedamafalda.blogspot.com.br/

Temas relacionados ao meio ambiente

Sempre que você ver uma notícia relacionada a meio ambiente procure se informar, pois o Enem sempre cobra questões acerca deste tema.

Mande bem no ENEM

Neste site você consegue fazer simulados e ver vários conceitos que a prova exige. Acesse http://www.mandebemnoenem.com/default.aspx

Youtube

Este site de vídeos possui vários filmes e documentários que podem ser muito úteis para os estudos. Em meu canal, relacionei uma série de filmes e documentários que são relevantes para o candidato que está se preparando para qualquer exame de seleção. Acesse www.youtube.com/professorluizgabriel

Folha de São Paulo

Além de ser um jornal conceituado, o Enem sempre usa trechos de matérias da Folha para a elaboração de questões. Acesse: http://www.folha.uol.com.br/

O Enem exige preparação, leitura e muito estudo.

Por Luiz Gabriel da Silva, Professor de História, Geografia, Sociologia e Filosofia do Curso Evidente 1 – Neste período você deve manter uma rotina de estudos. Estude pelo menos uma hora por dia. É essencial que você tenha uma disciplina de estudos para um bom rendimento no exame. 2 – Treine sua leitura. O Enem é um exame que exige muito do leitor. Na grande maioria das vezes a resposta pode ser extraída do próprio texto que vem antes da pergunta, por isso é fundamental que você esteja preparado (a) para enfrentar 180 questões. 3 – Preste muita atenção na leitura e volte quantas vezes for necessário. Às vezes uma palavra muda todo o sentido do texto. 4 – Se o texto antes da pergunta for muito complicado, procure “traduzir” cada frase para uma melhor compreensão. 5 – Marque a resposta correta em seu caderno de provas e em seguida já passe para o gabarito. É comum candidatos marcarem todas as respostas no caderno e só depois passarem ao gabarito. Isso pode gerar confusão e você pode acabar marcando errado. Não se esqueça que você não pode rasurar seu gabarito. 6 – Esteja atualizado sobre as principais notícias do país, pois o Enem cobra muito as questões de atualidades. 7 – Evite ao máximo faltar as aulas, pois uma aula perdida faz toda a diferença na hora da prova. 8 – Procure anotar o que os professores falam em sala de aula, pois seus comentários vêm de anos de experiência e são muito válidos. 9 – Às vésperas do exame, procure descansar e evitar stress. Você já se preparou durante todo o ano, deixe os últimos dias para descansar. 10 – O fator psicológico tem uma extrema importância na hora da prova. Antes de começar a fazê-la, acalme-se, respire fundo e não tenha pressa. O tempo para realizar o exame é mais do que suficiente. Manter a calma vai lhe ajudar muito.

Conheça o Curso Evidente