Encceja: como conseguir o certificado de conclusão

Encceja: como conseguir o certificado de conclusão

Na última segunda-feira (05), saíram os resultados individuais do Encceja 2017 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para quem buscava certificação para o Ensino Médio. Com as notas é possível obter a certificação ou emitir a declaração parcial de proficiência, mas isso depois de entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação indicada pelo participante no ato da inscrição. 

Os participantes do Encceja já tiveram suas notas divulgadas na página do participante e para quem conseguiu nota mínima em todas as áreas do conhecimento a certificação de conclusão o Ensino Médio está garantida. No entanto, para aqueles que conquistaram somente a nota mínima em uma ou mais áreas do conhecimento, nem tudo está perdido! Em ambos os casos, o aluno deve entrar em contato com a Secretarias Estaduais de Educação que selecionou quando fez a inscrição para o Exame. 

 

Caso o participante não lembre a secretaria que escolheu, é possível verificar na página do participante, na opção “instituição certificadora”. Pois será essa secretaria que irá informar qual será o próximo passo no processo. Elas definem os procedimentos complementares para garantir a certificação ou para emissão da declaração parcial de proficiência. 

 

Reaproveitando as notas

 

Mesmo alunos que não conseguiram nota mínima em todas as áreas do conhecimento devem entrar em contato com a instituição certificadora, pois é possível obter a declaração parcial de proficiência, que é a comprovação da eliminação de uma ou mais disciplinas. Com esta declaração, o aluno poderá solicitar o aproveitamento dos resultados em uma próxima edição do Encceja. 

 

É importante lembrar que há uma data específica para aproveitamento, por isso, o quanto antes o aluno realizar o Encceja novamente, mais chance de conseguir aproveitar o resultado ele garante. Depois de entrar em contato com a secretaria escolhida, o aluno garante a Declaração Parcial de Proficiência e está é apresentada à Unidade Certificadora, comprovando a eliminação de um ou mais componentes curriculares (disciplinas).

 


Outros destaques