5 dicas para você concluir os estudos em 2018

5 dicas para você concluir os estudos em 2018

C

Concluir os estudos: Esse é o sonho de muitos jovens e adultos que não puderam cumprir as etapas escolares em idade apropriada. Seja por causa de trabalho, família ou outras dificuldades, muitas pessoas deixam de estudar e, com isso, perdem oportunidades de emprego, crescimento profissional ou realização pessoal.

Segundo IBGE, 54% dos brasileiros não concluíram o ensino médio em idade regular (aproximadamente aos 18 anos). Com isso, surgem dificuldades de se encaixar no mercado de trabalho, já que atualmente as empresas estão exigindo cada vez mais qualificação de seus colaboradores.

Concluir os estudos através de um supletivo tornou-se uma excelente alternativa, pois ao obter sucesso em um exame supletivo o estudante tem possibilidade de continuar seus estudos regularmente, incluindo os cursos técnicos e faculdades. Entretanto, a conclusão dos estudos através de supletivos exige muita dedicação do aluno e do corpo pedagógico da escola.

Para facilitar o seu caminho até a conclusão dos estudos, preparamos 5 dicas para você concluir os estudos em 2018! Vamos lá!? 

Dica 1) Acompanhe o calendário de provas

No Brasil há diversos exames que permitem a conclusão dos estudos com apenas uma prova. O principal deles é o ENCCEJA (clique aqui para ver nosso guia completo sobre o ENCCEJA 2017), organizado e aplicado pelo INEP, que é um órgão ligado ao MEC. O ENCCEJA é um exame supletivo grátis, aplicado em todo o território nacional uma vez por ano e por isso você deve ficar atento à data de inscrição para o ENCCEJA 2018. O resultado do ENCCEJA é publicado sempre no início do ano seguinte ao do exame. Em alguns estados existem outros exames como o Telecurso 2000 em Minas Gerais, o NEEJA no Rio Grande do Sul e os exames da CPA, na Bahia.

Dica 2) Coloque os estudos como prioridade

A rotina diária deve incluir um tempo exclusivo para os estudos. Não há um tempo mínimo, mas, se possível, reserve pelo menos uma hora e meia por dia durante a semana e duas ou três horas nos sábados. Reserve um dia para descanso, mas não deixe de cumprir com seu objetivo de estudar pelo menos  10 horas semanais. Não tente compensar as horas de estudo perdidas por causa de trabalho, etc., pois isso pode lhe sobrecarregar e causar desânimo. 

Dica 3) Revise as provas e gabaritos de exames anteriores

Na internet estão disponíveis inúmeras provas e gabaritos de exames, além ser possível baixar um excelente material de estudo para o ENCCEJA 2018 diretamente no site do INEP. As provas não mudam muito de um ano para outro, então vale a pena conferir e até utilizar o exame anterior como um simulado para o ENCCEJA 2018, por exemplo. 

Dica 4) Leia muito, todos os dias

Segundo dados do MEC, mais de 80% das reprovações em exames supletivos ocorrem na redação. Apesar de grande parte das pessoas acreditarem que a matemática é a área mais difícil, deve-se levar em conta que a resolução dos problemas passa pela boa interpretação das questões. A leitura deve ser leve e não forçada. Comece por livros curtos, revistas que satisfaçam a sua curiosidade ou mesmo através de artigos eletrônicos.

A leitura traz articulação para o seu vocabulário, além de ser um excelente exercício para a interpretação, e ainda contribui para expandir o seu conhecimento.

Dica 5) Faça um curso preparatório

Um curso preparatório, embora não seja obrigatório, é uma forma eficiente de aproveitar melhor o seu tempo, pois normalmente o curso  é preparado por um corpo pedagógico que entende a estrutura do exame e assim consegue direcionar o estudo para o que é cobrado na prova. A sua chance de aprovação cresce à medida que você se dedica aos estudos de forma correta e um curso preparatório para exame supletivo tem o objetivo de lhe conduzir nesse caminho.

Para conhecer mais sobre nossos cursos preparatórios, clique aqui.

 

 


Outros destaques