ENCCEJA: Gabarito oficial

M

MEC: Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para residentes no Brasil (Encceja Nacional) terão acesso aos gabaritos e aos cadernos de questões até o dia 1º de dezembro. As provas foram aplicadas no último domingo, 19, nos períodos matutino e vespertino, e transcorreram com tranquilidade. 

Para obter o certificado ou declaração de proficiência, o participante do Encceja deve conseguir, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, o que corresponde a 50% do total. No caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física no ensino fundamental, e de linguagens e códigos e suas tecnologias no ensino médio, para obter a certificação ou declaração de proficiência é preciso obter, também, a proficiência em redação, sendo necessário ter nota igual ou superior a cinco pontos, também equivalente a 50%. Todos os que conseguirem a certificação terão isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, novidade anunciada recentemente.

Mudanças – Desde 2009, o Encceja não certificava o ensino médio no Brasil, função que havia sido transferida para o Enem. No início deste ano, o Inep anunciou melhorias em algumas de suas avaliações. Entre as adequações, estava o retorno da função de certificação para o Encceja, exame mais adequado a avaliar as competências dos participantes que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade esperada. A média de participantes que conseguiam a certificação pelo Enem era de 7%, o que exigia a mudança.

Para fazer o Encceja é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame para quem busca a certificação do ensino fundamental ou ter, no mínimo, 18 anos completos para a do ensino médio. Durante a inscrição, o participante precisava indicar para qual etapa desejava obter certificação. Isso porque algumas pessoas já têm declaração parcial de proficiência e não precisam repetir a prova da área.

Abstenção – Dos 1.575.561 inscritos, 481.887 (40,3%) compareceram à aplicação no período matutino, e 534.447 (43,1%) fizeram as provas do período vespertino. A abstenção é similar à de outras edições do Encceja, em 2014, 2013 e 2010, quando o exame certificou apenas o ensino fundamental.

O Inep acredita que a alta taxa de abstenção esteja relacionada ao fato de o Encceja ser, tradicionalmente, um exame gratuito. “Pretendemos avaliar, junto ao Ministério da Educação, ao Conselho Nacional de Secretários de Educação [Consed] e à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação [Undime], alternativas para aumentar a presença dos inscritos, garantindo essa política pública de conclusão de etapas escolares para aqueles que não concluíram a escolaridade na idade certa”, afirma Maria Inês Fini, presidente do Inep.

Fonte: MEC / Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep


Outros destaques


Atendimento via WhatsApp